Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

08/06/2009

México cortará emissões de gases do efeito estufa voluntariamente


O México cortará voluntariamente as suas emissões de gases do efeito estufa (GEEs) em 50 milhões de toneladas ao ano em 2012, anunciou na sexta-feira (05/06) o presidente Felipe Calderon. O país, segundo maior emissor da América Latina, responde por cerca de 1,5% das emissões globais de GEEs. O México é signatário do Protocolo de Quioto, mas não está entre os países que são obrigados a reduzir emissões sob o tratado.

Os cortes de emissões serão resultantes da adoção de medidas para melhorar a eficiência de veículos e usinas de energia e reduzir de vazamentos de gás e do flare (a chama que fica acesa em torres de refinaria, poços, etc. para queimar os gases que não podem ser aproveitados) no setor petrolífero.

A indústria petrolífera dirigida pelo Estado do México é uma grande emissora de GEEs. As emissões saltaram 25% em 2008, alcançando 54,9 milhões de toneladas, devido ao aumento da queima em flares e da ventilação do gás natural, de acordo com a empresa Pemex. A Pemex queimou mais de 1,1 bilhões de pés cúbicos de gás natural por dia em 2008, o suficiente para abastecer mais de 3,5 milhões de residências norte-americanas, devido a capacidade insuficiente para o tratamento do gás nos principais campos de petróleo.

A empresa está atualmente trabalhando para reduzir a queima em 3% da produção de gás este ano com a ampliação da capacidade para manusear o gás e planeja gastar US$ 2,4 bilhões até 2012 para cortar as emissões de plataformas em alto mar (offshore).

Por: Robert Campbell
Fonte: AmbienteJá/ Reuters / CarbonoBrasil


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.