Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

25/06/2009

Professor alemão defende ampliação do comércio de créditos


Pai do Direito Ambiental da Alemanha diz que mercado de carbono precisa englobar outros gases, mas com regulação do Estado

Os instrumentos de mercado que estabelecem o sistema de comércio de emissões de carbono são eficientes, porém necessitam de regulação estatal, pois faltam instrumentos econômicos, requisitos éticos e de eqüidade, argumentou o professor Eckard Rehbinder, um dos homenageados do Congresso deste ano. Na conferência de abertura do 13º Congresso Internacional de Direito Ambiental, ele apontou que o sistema de comércio de emissões de carbono é limitado, pois não abarca todas as emissões de gases de efeito estufa, atua somente sobre dióxido de carbono.

Ele sugere a integração do sistema vermelho (emissões decorrentes do desmatamento e degradação ambiental) ao sistema de comércio de créditos de carbono. Isso poderia ser feito através do financiamento do sistema vermelho por vendas e leilões de permissões de crédito de carbono.


Foto: Silvia Marcuzzo

copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.