Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

25/06/2009

Representante do MMA mostra a relação entre o desrespeito às APPs e a ocorrência de desastres


Maior parte dos desmoronamentos em SC ocorreu em áreas protegidas com intervenção humana

O coordenador do Núcleo Mata Atlântica e Pampa do Ministério do Meio Ambiente, o catarinense Wigold Schaeffer, mostrou em várias páginas de sua apresentação a função das Áreas de Preservação Ambiental (APPs) na prevenção de desastres.

Em sua palestra na mesa Temas Contemporâneos e as Cidades, dentro da programação do 14º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental, Schaeffer mostrou didaticamente imagens aéreas e de satélite do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, apontando que as áreas mais atingidas são aquelas que foram alteradas pela mão humana.

Para ele os desastres ocorridos em Santa Catarina estão também relacionados ao movimento pelo código aprovado pelo governo estadual. O desrespeito aos limites previstos em lei para as APPs e a ocupação irregular dessas áreas agravam ainda mais o impacto de desmoronamentos, ocasionando morte e destruição.


Foto: Miriam Prochnow

copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.