Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

27/10/2009

Greenpeace entrega pedidos da população para que Lula salve o clima


Internacional - Folhas da petição assinada por mais de 77 mil pessoas, pedindo que o Brasil assuma sua responsabilidade no controle do aquecimento global, foram penduradas na frente do Palácio do Itamaraty em um painel de mais de 15 metros de extensão

Ativistas do Greenpeace entregaram hoje no Ministério das Relações Exteriores petições assinadas por mais de 77 mil por brasileiros, com um pedido para o presidente Lula assumir metas concretas contra o aquecimento global antes da 15ª Conferência do Clima da ONU, que será realizada em dezembro, em Copenhague. O Ministério das Relações Exteriores é quem representa o país nas negociações internacionais de clima.

Oito ativistas montaram um painel de 15 metros de extensão no lago do Palácio Itamaraty. Nele foram expostas 108 folhas da petição em tamanho grande, cada uma com a bandeira do estado de origem de seus signatários, simbolizando o alcance nacional das assinaturas. Dois ativistas seguravam pilhas com as petições reais, enquanto os outros exibiam faixas com a mensagem “Lula, não estamos pedindo muito. É só salvar o planeta”. As petições foram recebidas pelo conselheiro do Itamaraty, André Odenbreit.

“Este pedido é essencial para garantir o futuro desta geração e das próximas” disse Gabriela Vuolo, coordenadora de mobilização da campanha de clima do Greenpeace. “Durante todo o ano, o Greenpeace esteve nas ruas para mostrar para a população como o Brasil pode lidar com as mudanças do clima. Agora chegou a hora do presidente escutar as vozes dos milhares de brasileiros preocupados com o planeta. Ele tem a caneta e o apoio popular para tomar as decisões necessárias.”

O primeiro passo a ser dado pelo presidente é zerar o desmatamento da Amazônia até 2015. A ideia apresentada até agora pelo governo federal de redução de 80% do desmatamento até 2020 é fraca para lidar com o desafio das mudanças climáticas. Se implantada, significará que, ao longo da próxima década, o país deixará que entre 1,5 bilhão e 1,8 bilhão de árvores sejam derrubadas na Amazônia.

Nas últimas semanas, diversos setores do governo federal têm se reunido para elaborar a proposta que o Brasil levará para Copenhague. “Até agora, o único número apresentado é insuficiente. O Greenpeace espera que o governo brasileiro apresente metas para outros setores da economia, não só sobre floresta”, afirmou João Talocchi, coordenador da campanha de clima do Greenpeace. “Também é preciso mostrar como essas metas serão cumpridas. A mudança do código florestal e a redução do desmatamento em 80%, por exemplo, são incompatíveis.”

Outro ponto da petição coletada pelo Greenpeace demanda que pelo menos 25% da eletricidade do país seja gerada a partir de fontes renováveis de energia, como vento, sol, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas até 2020. O investimento nesta área criaria 300 mil novos empregos diretos no país nesse período, e 600 mil até 2030.

Além disso, a petição também exige que pelo menos 30% do território costeiro-marinho do Brasil seja transformado em áreas protegidas até 2020. Os oceanos são importantes reguladores climáticos, pois absorvem o CO2 – principal gás do efeito estufa – da atmosfera. Mantê-los saudáveis é essencial para garantir a manutenção desse serviço ambiental.

A petição faz parte da campanha de clima do Greenpeace e circulou desde o começo deste ano. A coleta de assinaturas começou em janeiro, durante a passagem do navio Arctic Sunrise pelo Brasil e continuou nas atividades de rua, escolas e também via internet até meados de outubro.
Todas as 77.243 pessoas que assinaram a petição foram informadas sobre a urgência das mudanças do clima e a importância da adoção de metas de redução de gases do efeito estufa.


Fonte: www.greenpeace.org/


Foto: Rbpdesigner

copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.