Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

23/01/2010

Calor fez história em 2009 no sul do planeta


Cientistas acreditam que temperatura maior é causada por presença de gases do efeito estufa

O ano passado foi o mais quente da história no Hemisfério Sul. Os dados, divulgados pela agência espacial norte-americana (Nasa), mostram ainda que a última década foi a mais quente registrada na Terra, de acordo com nova análise das temperaturas da superfície global.

Embora 2009 tenha tido as temperaturas mais elevadas da história para o Hemisfério Sul, o ano passado em todo o globo perdeu em temperatura para 2005, considerado o ano mais quente desde o início dos registros desse tipo.

Os dados da Nasa mostram que a temperatura na parte Sul do planeta foi, no ano passado, 0,4ºC superior à temperatura mais antiga de que dispõem os cientistas. A partir dessa referência, em 2005 a temperatura global foi cerca de 0,7ºC mais alta.

Segundo James Hansen, que dirige o Instituo Goddard para Estudos Espaciais da Nasa, as temperaturas globais mudam em razão das variações de aquecimento e esfriamento dos oceanos.

– Quando fazemos a média de temperatura por cinco ou 10 anos para diminuir essa variação, descobrimos que o aquecimento global continua sem perder a força – disse Hansen.

O forte efeito La Niña, que esfriou o Oceano Pacífico, fez de 2008 o ano mais frio da década, segundo o instituto, sediado em Nova York. Os pesquisadores ainda associam o fenômeno aos gases do efeito estufa.

Ao analisar os dados, os cientistas da Nasa descobriram uma clara tendência de aquecimento, embora tenha havido estabilidade em 1940 e 1970.

Os registros mostram que as temperaturas tendem a subir cerca de 0,2°C por década, caso se repita o que ocorreu nos últimos 30 anos. A média das temperaturas globais aumentou desde 1880. A análise foi baseada em dados de mais de mil estações.

Amanhã, em ZH, leia sobre os desafios da Defesa Civil para prevenir tragédias e socorrer vítimas de desastres naturais.

Aquecimento global:

- Os dados apontam para uma clara tendência de aquecimento no planeta. Desde 1880, a temperatura subiu 0,8ºC no mundo. Somente nas últimas três décadas, a alta foi de 0,2 graus.

- Os cientistas do GISS acreditam que o aumento da temperatura global é provocado pela presença de gases causadores do efeito estufa, como gás carbônico, na atmosfera terrestre.

- O instituto enfatiza que variações na radiação solar, oscilações na temperatura do mar dos trópicos e fenômenos como El Niño e La Niña também afetam sensivelmente a temperatura da Terra.


Fonte: Zero Hora/ de Nova York



copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.