Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos
O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS
28/01/2010
Reino Unido e União Européia mantém compromisso com mudanças climáticas
O Reino Unido, juntamente com seus parceiros na União Européia (UE), continuam empenhados em não perder o momento gerado nos últimos meses no que se refere às ações de combate às mudanças climáticas. Sendo assim, a União Européia apresentou um compromisso unilateral para reduzir em 20% (em relação a 1990) os níveis de emissões gerais da EU e fez uma oferta condicional de ampliar essa redução para 30% desde que outros grandes emissores também entrem em acordo para assumir sua parte nos esforços de redução global. Com base no Acordo assinado em Copenhague em dezembro passado, as notificações devem ser apresentadas até 31 de Janeiro de 2010 (domingo próximo).
Declaração do Ministro Britânico para Energia e Mudanças Climáticas, Ed Miliband:
“A decisão de hoje de manter a oferta de ampliar para 30% a redução de emissões demonstra o comprometimento da União Européia com a manutenção de um forte alerta para o mundo sobre a urgência necessária no combate às mudanças climáticas.
A meta de subir para 30% sempre esteve e continua condicionada a que outros mostrem ambições similares. Precisamos agora continuar a grandes cortes nas emissões após a data limite de 31 de janeiro.
O Acordo de Copenhague foi um passo importante, mas agora precisamos redobrar os esforços para assegurar o tratado legalmente vinculante, e terminar o que ficou incompleto em Copenhague.”
Leia a nota de imprensa da Comissão Européia (em inglês).
Fuente: http://ukinbrazil.fco.gov.uk