Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

04/03/2010

O que não fazer para reduzir emissões


O Centro Internacional de Pesquisa Florestal (Cifor, na sigla em inglês) divulgou um estudo em que credencia à existência de governança florestal e de sistemas transparentes de transferência de recursos financeiros o sucesso de qualquer projeto baseado em mecanismos de Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação (REDD). A conclusão está na publicação Governabilidade financeira e Fundo de Desmatamento, lançada este mês na Indonésia, local em que as avaliações se basearam. A intenção foi tirar lições e mostrar as consequências do uso impróprio de recursos de REDD por aquele país. A abordagem inclui a gestão de um fundo de reflorestamento de 1989 até 2009. A Indonésia continua ocupando o primeiro lugar entre os países que mais emitem por desmatamento e degradação, e o Brasil vem logo atrás.

De acordo com pesquisadores da instituição ouvidos por O Eco durante a 15a Conferência do Clima, em Copenhague, apesar de sérias falhas na gestão ambiental e na presença do estado especialmente na região amazônica, o Brasil está muito a frente dos demais países com florestas tropicais.

Acesse o documento, clicando aqui.


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.