Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

24/03/2010

Emissões do nosso solo


Pesquisadores ainda não sabem exatamente o porquê, mas a revisão de 439 estudos mostrou que, de uma forma geral, os solos de todo o planeta aumentaram suas emissões de dióxido de carbono nas últimas décadas, a uma média de 0.1% por ano entre 1989 e 2008. É o que afirma novo artigo publicado na revista Nature hoje. A constatação é coerente com a expectativa de que com o aumento global de temperatura, microorganismos decompositores vão acelerar seus trabalhos no solo, liberando gases cada vez mais rapidamente.

Os pesquisadores Bem Bond-Lamberty e Allison Thomsom, da Universidade de Maryland (EUA), compliaram 50 anos de dados sobre emissões dos solos, levando em consideração o uso divergente de critérios nos vários estudos analisados. E montaram estimativas anuais para mostrar o fluxo de carbono do solo para a atmosfera ao longo do tempo. O ano de 2008 registrou os mais elevados números, quando as emissões da terra alcançaram 98 bilhões de toneladas de CO2, o equivalente a 10 vezes mais do que a contribuição do homem a cada ano, segundo o informe da Nature. A pesquisa deve estimular outros trabalhos sobre ciclo de carbono em um mundo cada vez mais quente.

Saiba mais aqui.

Fonte: O Eco


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.