Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

03/09/2010

Colômbia já preparou sua Segunda Comunicação Nacional ante a CQNUMC


A Colômbia já encaminhou a Segunda Comunicação Nacional ante a CQNUMC - Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. O trabalho já está disponível em http://www.cambioclimatico.gov.co/publicaciones.html .

Afirma o documento que a Colômbia, por ser um país que possui uma alta porcentagem da biodiversidade do mundo e por suas condições culturais e socioeconômicas, deve preparar-se para uma realidade cada vez mais exigente em vista dos desafios a serem enfrentados. Dessa forma, sustentam os pesquisadores que é necessário avançar em políticas que permitam construir e manter modelos de desenvolvimento sustentáveis, que sejam suficientemente práticos para atuar com medidas efetivas dirigidas aos setores e comunidades mais vulneráveis: “Com um trabalho interinstitucional e o compromisso público privado será possível ter um país melhor preparado e uma sociedade mais consciente de suas relações de produção e seus efeitos sobre o meio ambiente e os recursos naturais, adaptada às mudanças climáticas”.

Em termos de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, segundo o documento, a Colômbia está comprometida em manter seu desenvolvimento com uma estratégia que mantenha baixas emissões de carbono. O setor empresarial deve identificar as oportunidades existentes e futuras que se apresentem com a adoção de acordos globais que estão em negociação. Por último, o país deverá consolidar sua estrutura de controle ao desmatamento e proteção da Amazônia.

O relatório apresenta os setores que mais emitiram Gases de Efeito Estufa em 2004: agricultura (38%), energia (37%), uso do solo (14%). Seguidos por resíduos sólidos (6%) e processos industriais (5%).


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.