Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

17/11/2010

Londres prepara rede de 1.300 pontos para recarregar carros elétricos


Com o objetivo de incentivar o uso de veículos menos poluentes, a prefeitura da cidade pretende expandir sua rede de recarga para carros elétricos, que deve contar com 1300 pontos até o fim de 2013. Além disso, os usuários desse tipo de automóvel não serão cobrados pelo congestion charge, taxa paga por motoristas que circulam em trechos de muito trânsito, o que deve gerar uma economia de mais de £2000 (equivalente a pouco mais R$5500) por ano para quem optar por esse meio de transporte.

Hoje, a cidade conta com 250 postos de abastecimento elétrico e possui quase 17 mil veículos elétricos registrados – dos quais 2100 são do tipo plug-in. Quando a implantação dos novos postos for concluída, será mais fácil cruzar com um ponto de abastecimento elétrico do que com os tradicionais postos de gasolina. O novo sistema também deverá ser mais prático para o usuário, que por uma taxa anual de £100 (R$277) poderá registrar o seu automóvel e terá o direito de utilizar qualquer estabelecimento de recarga da rede, sem custos adicionais.

Com essas medidas, a expectativa é de que um número maior de pessoas opte por esse meio de transporte. O prefeito Boris Johnson pretende transformar Londres na capital do carro elétrico e espera substituir 100 mil automóveis movidos a gasolina ou biodiesel pelos elétricos, evitando a emissão de cerca de 100 toneladas de óxidos de nitrogênio e 3,8 toneladas de material particulado, dois poluentes com efeitos nocivos para a saúde.

De olho na possível demanda, a maioria dos grandes fabricantes de automóveis pretende lançar um novo modelo elétrico nos próximos 12 meses. Um relatório publicado recentemente pelo HSBC estima que o mercado mundial de carros elétricos poderá valer £440 bilhões até 2020. Investimentos nesse ramo poderiam render milhões de pounds para a indústria manufatureira do Reino Unido, criar novos empregos na região e “esverdear” a economia britânica.


Fonte: O Eco/ Luana Caires


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.