Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

30/11/2010

IPAM coordena rede social na internet para discutir sistemas de REDD+ nos países da América Latina e Caribe


As organizações socioambientais da América Latina e Caribe interessadas em discutir a redução das emissões de gases de efeito estufa geradas pelo desmatamento e degradação ambiental têm agora um canal exclusivo para debater suas propostas. O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM mantém na internet a rede social UN-REDD América Latina e Caribe criada para promover o debate em torno do Programa da ONU sobre Redução das Emissões por Desmatamento e da Degradação florestal – REDD. O REDD+ será um dos temas centrais da 16ª Conferência do Clima este ano em Cancún, no México.

O objetivo é incentivar o debate, difundir informações e conhecimento, promover o monitoramento do programa e construir propostas, permitindo a interação da sociedade civil nas negociações que ajudarão a construir o funcionamento de um mecanismo de REDD no âmbito das Nações Unidas e nas negociações sobre o clima.

O IPAM representa as organizações civis da América Latina e Caribe no Conselho Normativo do Programa UN-REDD. O programa é um mecanismo das Nações Unidas que apoia a preparação e a implementação de programas nacionais conjuntos de REDD+ em países em desenvolvimento. Com isso, geram-se experiências e boas práticas que poderão contribuir para evitar o desmatamento e a degradação assim como a preservação das florestas e gerar experiências normativas que possam auxiliar na definição do próximo acordo climático.

O UN-REDD reúne três agências da ONU (Agência das ONU para Agricultura e Alimentação - FAO, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD) que colaboram com a finalidade de apoiar a preparação e implementação de programas nacionais de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD+) nos países em desenvolvimento. Acesse: www.ipam.org.br

Fonte: Jaime Gesisky e Juliana Splendore / IPAM


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.