Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

16/12/2010

Tentando salvar o Protocolo de Kyoto


Brasil e Inglaterra supervisionam negociações para que países não abandonem tratado

Japão, Rússia e Canadá não prorrogarão o Tratado de Kyoto, que obriga cerca de 40 países ricos a reduzirem suas emissões de gases de efeito estufa em um primeiro período até 2012. Esses países insistem que um novo tratado da ONU seja mais amplo nos próximos anos e inclua outros grandes emissores, como China, Estados Unidos e Índia.

Para as nações em desenvolvimento, as ricas - que emitiram mais gases de efeito estufa pela queima de combustíveis fósseis desde a Revolução Industrial - devem manter o tratado.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, conversou por telefone com o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, para discutir o impasse sobre Kyoto, assinado em 1997. Delegações inglesas e brasileiras estão supervisionando as negociações.

Os japoneses foram mais flexíveis nas sessões de negociação, já a Venezuela mantém uma postura “linha-dura”.

Atualmente Kyoto obriga cerca de 40 países desenvolvidos a cortarem emissões e uma média de 5,2% abaixo dos níveis de 1990.


Fonte: Scientific American Brasil


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.