Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos
O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS
10/01/2011
Íntegra: Plano brasileiro de avaliação do impacto ambiental
Publicado no DOU (Diário Oficial da União) em 04/01, a Resolução nº 04, de 15 de dezembro de 2010, do CONMETRO (Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), que dispõe sobre o Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (PBACV).
A medida traz importantes instrumentos de avaliação quantitativa de efeitos ambientais oriundos de toda a cadeia produtiva, das ações operacionais que são executadas, facilitando a definição de estratégias para as mesmas.
As novas regras visam desenvolver métodos para melhor compreender e lidar com os diversos e possíveis impactos associados aos produtos e serviços, tanto na sua fabricação quanto no consumo.
A ACV (Avaliação do Ciclo de Vida) tem impacto direto nos indicadores de desempenho ambiental.
Será criado o Comitê Gestor do Programa, que terá as atribuições de coordenar a implantação, a manutenção e o aperfeiçoamento do PBACV.
Com o Programa pretende-se:
Implantar no País um sistema reconhecido em âmbito internacional, capaz de organizar, armazenar e disseminar informações padronizadas sobre inventários do Ciclo de Vida da produção industrial brasileira.
Disponibilizar e disseminar a metodologia de elaboração de inventários brasileiros.
Elaborar os inventários base da indústria brasileira.
Apoiar o desenvolvimento de massa crítica em ACV.
Disseminar e apoiar mecanismos de disseminação de informações sobre o pensamento do ciclo de vida.
Intervir e influenciar nos trabalhos de normalização internacional e nacional afetos ao tema.
Identificar as principais categorias de impactos ambientais para o Brasil.
Acesse o documento em PDF:
Arquivo 1
Arquivo 2
Arquivo 3
Fonte: Observatório Eco/ Roseli Ribeiro