Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

21/01/2011

Coréia do Sul lança programa de incentivo a compras verdes


E se você ganhasse pontos no cartão de crédito cada vez que optasse por um produto ou serviço sustentável? Na Coréia do Sul isso já é possível. O país asiático começou a oferecer “créditos verdes” para os consumidores que adotam um estilo de vida de menor impacto ambiental. Os pontos acumulados podem ser trocados por dinheiro ou revertidos em desconto no valor das contas de água e luz.

Participar desse programa é muito simples. Basta ter em mãos um cartão de crédito com os “chips verdes” emitidos pelo Ministério do Ambiente. A partir de então, o consumidor já começa a acumular pontos. Na lista de produtos com certificação ecológica que participam do projeto encontram-se eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, alimentos e produtos de limpeza. Quem utilizar pagar o transporte público com esse cartão também ganha pontos, assim como quem descartar corretamente pilhas e baterias usadas e levar plásticos para locais de reciclagem credenciados. A iniciativa faz parte de um programa do governo que pretende reduzir em 30% as emissões de gases estufa no país até 2020.

Em Seul, capital do país, também está sendo lançando um cartão de milhagem ecológica. Com ele, o consumidor acumula milhas conforme sua economia de eletricidade e água e tem seus pontos revertidos em descontos na compra de carros híbridos e eletrônicos certificados - projeto que conta com a parceria em grandes empresas como a Hyundai Motors e a Samsung Eletronics.

Mas não é só na Coréia do Sul que se pode encontrar cartões de crédito com uma “pegada” verde. O HSBC de Hong Kong, na China, lançou um plano em que cada vez que o consumidor utiliza o seu Green Credit Card, uma pequena porcentagem do valor gasto é destinada a projetos ambientais. Ao adquirir esse tipo de cartão, o cliente do banco recebe descontos na compra de produtos e serviços sustentáveis e contribui para a redução do consumo de papel da empresa, já que só recebe faturas eletrônicas. O Bank of America também possui práticas parecidas. O cliente pode escolher cartões que rendem doações a instituições como Defenders of Wildlife, Sierra Club, Nature Conservancy, Brigther Planet, entre outras.


Fonte: O Eco/ Luana Caires


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.