Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

03/06/2011

Prefeitura de SP lança Plano de Mitigação de Mudanças Climáticas


O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, destacou a importância do papel da Cidade para medidas de combate às mudanças climáticas durante a Plenária Advocacy, realizada dentro da C40 São Paulo Summit, realizada nesta quinta-feira (02/06). A quarta edição do congresso internacional – a primeira no Hemisfério Sul – acontecerá até sexta-feira (03/06) e discute os esforços globais para promover o crescimento sustentável.

A Plenária Advocacy foi mediada pelo ex-presidente da Colômbia, Andrés Pastrana, e contou com a participação da prefeita de Sydney (Austrália), Clover Moore; do prefeito de Heidelberg (Alemanha), Eckart Würzner; e do secretário de meio ambiente de Hong Kong (China), Edward Yau. Em seu discurso, o prefeito enalteceu os trabalhos da plenária da C40 na busca para soluções no combate às mudanças do clima no mundo.

“Conversando com os organizadores, todos nós, a começar pelo presidente da Rede C40, Michael Bloomberg, entendemos que precisamos transmitir para a opinião pública algo que já percebemos. Os prefeitos estão enxergando por meio da C40 uma luz no fim do túnel no que diz respeito ao combate às mudanças climáticas. Temos a chave e a condução desse processo. Por isso precisamos repercuti-lo. Esse é o principal legado que vamos deixar na C40: os exemplos e os resultados para que possamos apresentar sempre saldos positivos”, ressaltou Kassab.

Mudanças climáticas

A cidade de São Paulo adota a visão disseminada pela Rede C40 em suas políticas públicas. O desenvolvimento delas está estabelecido nas Diretrizes para o Plano de Ação da Cidade de São Paulo para Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (veja aqui). A publicação, que foi apresentada no C40 nesta quarta-feira (01/06), destaca a criação de parques lineares, implantação da frota verde, edificações com eficiência energética, programas de adensamento populacional, captação de gases causadores do efeito estufa nos aterros sanitários.

“A Rede C40 é importante para os municípios na discussão e na busca por soluções para os problemas climáticos do mundo. Dentro das suas ações, a C40 tem conseguido transmitir conquistas e otimismo para a opinião pública mundial. Graças a entidade, essas questões têm uma facilidade melhor no seu trato. A C40 abriga as grandes cidades do planeta e compõem um percentual muito grande da sua população. Por isso, sua aposta é na relação direta com o cidadão”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.

Após lembrar os exemplos bem-sucedidos da Capital no combate às mudanças climáticas, o prefeito defendeu a ideia de que a iniciativa das ações deve partir dos municípios. “Afinal, são eles que prestam os serviços primordiais à população. Os municípios precisam de uma única coisa que é a mais importante de todas as ações: ter à frente pessoas que têm a questão ambiental como prioridade política. Quando se tem essa prioridade, fica mais fácil de atingir esse objetivo”, observou. Com informações da PMSP.

Fonte: Observatório Eco


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.