Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

16/03/2013

Especialista defende política nacional de pagamento por serviços ambientais


O pagamento por serviços ambientais é visto por parlamentares e ambientalistas como um importante instrumento de preservação do meio ambiente. No Brasil, até hoje, não existe uma lei federal tornando obrigatório esse mecanismo, que funciona como uma recompensa para quem recupera ou cuida dos ecossistemas que garantam serviços usados pela população, como a conservação de água, da biodiversidade e sequestro de carbono.

Mesmo sem uma legislação específica sobre o tema, pesquisadores identificaram 28 proposições legislativas, sendo vinte estaduais e oito federais. Uma delas, em tramitação na Câmara, cria a Política Nacional de Pagamentos por Serviços Ambientais. Essas e outras propostas serão debatidas, hoje, na 4ª Conferência Anual sobre o Marco Regulatório dos Serviços Ambientais, em São Paulo. Quem fala sobre o tema é a coordenadora do Programa Produtor de Água da The Nature Conservancy, uma Ong que desenvolve projetos de conservação em mais de 35 países, Anita Diederichsen.

Ouça o áudio clicando aqui.

Fonte: Comunidade de Aprendizagem PSA/ Camara dos Deputados


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.