Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos
O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS
06/01/2009
Estados dos EUA adotam política de redução de CO2
Nova York, Massachusetts e outros nove estados concordaram em uma iniciativa regional para diminuir a emissão de gases do efeito estufa de veículos
A iniciativa dos estados do nordeste dos Estados Unidos, onde se localizam cidades importantes como Boston, Nova Jersey e Nova York, pretende estabelecer um padrão regional para combustíveis de baixas emissões de carbono. Dessa forma, um grande mercado para bicombustíveis e novas tecnologias limpas seria formado, o que, segundo autoridades locais, facilitaria o estabelecimento de políticas menos agressivas ao meio ambiente.
O secretário de Energia e Meio Ambiente do Massachusetts, Ian Bowles, confirma que a união dos estados irá dar mais força a qualquer iniciativa que se deseje implementar. “Trabalhando juntos, esses estados reúnem uma enorme capacidade econômica e populacional. Dessa forma somos mais atraentes para investidores e para o desenvolvimento de novas tecnologias. Sem mencionar que as decisões adotadas por esse bloco irão impactar em todos os EUA”.
Em uma carta de intenções, os estados se comprometeram a analisar as opções de combustíveis de baixas emissões que poderiam ser adotados e em desenvolver uma rede regional de distribuição.
No futuro, esse padrão poderá ir além dos combustíveis e influenciar também os sistemas de aquecimento das residências, processos indústrias e geração de eletricidade.
A Califórnia foi pioneira em adotar uma política de desenvolver e incentivar automóveis movidos por energias mais limpas e já conseguiu, ao menos, conscientizar a população local sobre a importância de se evitar o consumo abusivo de gasolina.
Se realmente essa iniciativa dos estados do nordeste americano funcionar, poderá ser criada uma rede de parcerias que se estenderia da Califórnia até o Maine, unindo de costa a costa os EUA, ação que até hoje o governo federal norte-americano não conseguiu.
Por: Fabiano Ávila, do CarbonoBrasil
Fonte: Mercado Ético/CarbonoBrasil