Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

09/06/2013

Dez países fundam o Clube de Renováveis


Os membros do clube têm como obrigação liderar pelo exemplo. Além da Alemanha, a entidade reúne África do Sul, China, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, França, Índia, Marrocos, Reino Unido e Tonga.

Em uma iniciativa do governo alemão, foi criado no dia primeiro de junho o Clube de Renováveis (Renewables Club), que promete ser uma ferramenta política para incentivar o desenvolvimento de fontes alternativas de energia.

Além da Alemanha, a entidade reúne África do Sul, China, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, França, Índia, Marrocos, Reino Unido e Tonga. A Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) também foi convidada para ser um membro fundador.

“Os membros do clube têm como obrigação liderar pelo exemplo. Essa é uma iniciativa política de países pioneiros que estão unidos com um importante objetivo: a transformação mundial do sistema de energia”, afirmou Peter Altmaier, ministro de Meio Ambiente da Alemanha.

O clube está preparando para a próxima Conferência do Clima (COP19), na Polônia, em novembro, uma apresentação conjunta sobre as vantagens das fontes limpas de energia e como elas podem contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.

“Estamos convencidos de que as energias renováveis são uma parte essencial para a solução dos desafios existenciais que estamos encarando e são um caminho para a sustentabilidade. Destacamos que as energias renováveis entraram em um ciclo virtuoso de queda de custos, expansão de implementação e acelerado progresso tecnológico. Tecnologias renováveis representam uma escolha econômica em um número cada vez maior de países”, afirma o primeiro comunicado da entidade.

Depois da COP19, o clube deverá se reunir em janeiro de 2014 nos Emirados Árabes Unidos.

Fonte: Fabiano Ávila/ Instituto CarbonoBrasil/ Mundo Sustentável


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.