Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

22/01/2009

Recomeça fiscalização do plantio da soja na Amazônia


A indústria da soja reinicia, em janeiro, a fiscalização do plantio nas regiões que compõem o bioma Amazônia. A fiscalização faz parte das determinações da Moratória da Soja, assinada pelo setor com governo e sociedade civil, e que determina a proibição da compra da soja proveniente de áreas desmatadas do bioma após julho de 2006 por empresas ligadas à Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e à Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) não comprem soja proveniente de áreas desmatadas do bioma após julho de 2006.

No ano passado, a fiscalização detectou que não foi plantado soja em nenhuma área desmatada, o que foi comemorado pelo setor como sucesso da moratória. Neste ano, serão fiscalizadas 356 áreas a mais do que as 263 do ano passado, nos estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia.

"A segunda etapa começou agora e existem equipes sobrevoando e percorrendo por terra as propriedades selecionadas para ver se existe soja plantada ou qualquer outro cultivo e atividade", diz Fábio Trigueirinho, secretário-executivo da Abiove, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo Trigueirinho, as empresas filiadas à Abiove e Anec vão manter o compromisso de não comprar soja proveniente de desmatamentos, e os produtores estão mais conscientes da importância de não abrir novas áreas no bioma.

Fonte: AmbienteJá/Amazonia.org.br


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.