Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

19/02/2009

Crescimento excepcional de árvores reduz aquecimento global, diz estudo


A natureza está dando uma ajuda inesperada contra o aquecimento global. Estudo britânico confirmou que as árvores das regiões tropicais vêm crescendo de forma excepcional nos últimos 40 anos e que isso reduz o efeito estufa causado pelas mudanças climáticas. Como elas estão maiores, absorvem 20% mais emissões de gases, segundo artigo publicado na revista "Nature". A descoberta reforça a necessidade de proteger as florestas.

Cientistas da Universidade de Leeds usaram dados de 250 mil árvores de matas tropicais de 20 países (70 mil na África) nas últimas quatro décadas. Elas removem 4,8 bilhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera por ano, a quinta parte das emissões resultantes da queima de combustíveis fósseis.

Pesquisadores não sabem por que as árvores estão ficando maiores e absorvendo mais carbono. Eles suspeitam que o CO2 - um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento global - adicional pode estar servindo de fertilizante.

Fonte: AmbienteJá/O Globo


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.