Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

05/03/2009

As crianças vão ser as grandes vítimas das mudanças climáticas


O alerta foi feito por uma pesquisa britância e é direcionado principalmente para países em desenvolvimento. Essas nações, entre elas o Brasil, devem sofrer uma intensificação de problemas como a desnutrição e mortalidade infantil.

O estudo foi publicado pela organização não governamental britânica Instituto Internacional para o Meio ambiente e o Desenvolvimento (IIED, na sigla em inglês). A pesquisa mostra que acidentes naturais, como enchentes e deslizamentos, já são responsáveis pela morte de quatro milhões de crianças por ano em todo o mundo. Um número que pode ser duplicado com a elevação da temperatura do planeta causada pelas emissões de gases poluentes na atmosfera. As secas e mudanças no regime das chuvas devem gerar um aumento no preço dos alimentos e ser um agravante para a desnutrição.

As migrações por causa desses desastre naturais devem deixar milhares de crianças sem acesso ao ensino. Cerca de 175 milhões de crianças vão abandonar suas casas devido a catástrofes climáticas. Outro preço amargo dessa realidade é que em situação de pós-emergência meninos e meninas tendem a sofrer mais violência física e sexual.

O estudo é uma alerta sobre as conseqüências de não se considerar os impactos sobre a infância ao combater o aquecimento global. “Se as discussões sobre os impactos das mudanças climáticas falharem em levar em conta as vulnerabilidades particulares de crianças de diferentes idades, as medidas de prevenção e adaptação podem se demonstrar inadequadas de diversas maneiras, e podem até mesmo resultar em prejuízos adicionais para a saúde e a mente de meninos e meninas”, afirma David Bull, diretor do Unicef na Inglaterra.

O assunto vai ser foco de debates nos próximos meses no site da Agência de Notícias sobre o Direito a Infância (Andi).

Por: Juliana Arini
Fonte: AmbienteJá/O Globo


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.