Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos
O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS
27/03/2009
UE pede avanços tangíveis para pacto global de mudança climática
Bruxelas, 27 mar (EFE).- A Comissão Europeia (CE, órgão executivo da União Europeia) pediu hoje que a Conferência da ONU que começa este domingo na Alemanha consiga "avanços tangíveis em direção a um novo e ambicioso acordo mundial para combater a mudança climática".
As negociações na cidade de Bonn, que vão terminar no dia 8 de abril, são as primeiras desde a Conferência de Poznan (Polônia) em dezembro e desde que Barack Obama tomou posse como presidente dos Estados Unidos.
O acordo internacional sobre mudança climática que substituirá o Protocolo de Kioto a partir de 2013 deve ser fechado na cúpula das Nações Unidas que acontecerá em Copenhague no final deste ano.
O comissário europeu do Meio Ambiente, Stavros Dimas, considera fundamental que a redução dos pontos de desacordo na reunião de Bonn, já que faltam apenas nove meses para Copenhague.
"Nos últimos dois meses, a UE estabeleceu uma visão global para o acordo de Copenhague. Agora, esperamos que nossos parceiros apóiem nossas posturas ou proponham alternativas construtivas", comentou.
A UE se comprometeu a reduzir, em 2020, suas emissões de gases do efeito estufa em 30% a respeito dos níveis de 1990, caso alcance um acordo internacional sobre mudança climática.
Além da conferência de Bonn, estão agendadas outras três reuniões antes de Copenhague: uma em junho, novamente em Bonn, e outras duas que ainda não têm detalhes confirmados, mas que poderiam acontecer em Viena ou Poznan (Polônia), em agosto, e em Bangcoc, em setembro ou outubro.
Fonte: CarbonoBrasil/EFE