Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

29/03/2009

Mercado de créditos de carbono enfrenta risco de descrédito


O mercado de créditos de carbono visa a estimular o desenvolvimento e aquisição de tecnologias mais limpas em todo o mundo por meio de trocas: empresas que reduzem suas emissões podem obter créditos, enquanto outras que não consigam ficar abaixo do limite estipulado por seus países podem comprar o "direito" de poluir.

Os países que devem estabelecer limites para suas empresas são os desenvolvidos, de acordo com uma lista fixada pelo Protocolo de Kyoto. Mas a efetividade do sistema é questionada. Para alguns críticos, os negociantes estão interessados apenas no comércio, não em poupar o ambiente -o novo mercado não estimulará a redução de emissões em grau suficiente. Propõem, em seu lugar, a taxação da poluição.

Para outros, o próprio comércio de créditos está ameaçado, pois a cotação do carbono vem caindo.


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.