Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

14/04/2009

Usinas termelétricas terão novas exigências ambientais


Os responsáveis por empreendimentos de geração de energia elétrica a partir de óleo diesel e carvão terão de plantar árvores para liberar o funcionamento de novas usinas ou renovar a licença das já existentes. As novas exigências ambientais deverão ser publicadas hoje no "Diário Oficial" da União, anunciou ontem o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente).

Segundo o ministério, está prevista a entrada em operação de mais 82 usinas térmicas movidas a diesel e carvão até 2017, e a emissão de carbono desse tipo de usina aumentaria dos atuais 14 milhões de toneladas de gás carbônico para 39 milhões de toneladas por ano.

O plantio de árvores é uma das medidas complementares para compensar pelo menos um terço das emissões de carbono, que contribuem para o aquecimento global. Estimativas do ministério indicam que uma usina de 100 MWh (megawatt-hora) que opere durante três meses por ano teria de plantar 600 árvores. Outra forma de compensação será investimento na geração de energia renovável, como a eólica.

Fonte: Folha de S. Paulo


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.