Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

15/04/2009

Consumo de energia no Brasil cresceu 5.6% em 2008, diz EPE


Considerando todas as formas de energia utilizadas, foram consumidos, no ano passado, 252 milhões de t equivalentes de petróleo (tep)

O consumo de energia no Brasil cresceu 5,6% em 2008, se comparado a 2007, de acordo com levantamento divulgado nesta quarta-feira pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Considerando todas as formas de energia utilizadas, foram consumidos, no ano passado, 252 milhões de t equivalentes de petróleo (tep).

Com exceção da energia hidráulica, que teve queda de 1,7%, houve expansão do consumo de todas as principais formas de energia primária.

Com relação aos combustíveis, o grande destaque foi a expansão 17,7% do consumo de etanol. De acordo com a EPE, o aumento do consumo de álcool hidratado, de 28,2%, foi ainda mais significativo, tendo sido consumidos mais de 17,5 bilhões de l no País.

Foram exportados cerca de 5,1 bilhões de l de etanol, o que representa alta de 45%. Com isso, a cana-de-açúcar consolidou-se como a segunda principal fonte de energia primária brasileira, contribuindo para que cerca de 45% da matriz energética nacional seja renovável.

O aumento da geração termelétrica (37,9%) contribuiu para o incremento do consumo de gás natural no ano passado, ainda segundo a EPE.

Considerado apenas os usos finais (excluindo o consumo na transformação), o consumo de energia no Brasil cresceu 5,2% em 2008, atingindo 211,9 milhões tep. A variação ficou muito próxima à registrada do Produto Interno Bruto (PIB), de 5,1%. O consumo total de eletricidade cresceu 4%.

Fonte: Enercons


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.