Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos
O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS
20/04/2009
Primeiro seminário de capacitação do projeto Direito e Mudanças Climáticas será no Peru
Dias 18 e 19 de novembro será realizado em Lima, Peru, o seminário Direito e Mudanças Climáticas. A realização do seminário é uma parceria do Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países, do Instituto O Direito por Um Planeta Verde, da Associação Brasileira de Magistratura e da Sociedade Peruana de Direito Ambiental (SPDA). Além de exposições de juízes e promotores brasileiros e peruanos, serão apresentados os resultados da pesquisa realizada nos seis países que integram o Projeto Direito e Mudanças Climáticas.
“Tivemos uma enorme receptividade das Escolas da magistratura e do Ministério Público do Peru para a realização do seminário Direito e Mudanças Climáticas, demonstrando a preocupação das autoridades jurídicas peruanas com esta temática”, afirma Vanêsca Prestes, coordenadora geral do projeto. Juntamente com Vanêsca, percorreram as instituições peruanas para busca de apoio à iniciativa, a presidente do Instituto O Direito por Um Planeta Verde, Sílvia Cappelli, o diretor do instituto e diretor presidente da Escola Nacional de Magistratura do Brasil Eladio Lecey e a coordenadora técnica do projeto Paula Lavratti. Também acompanhou o grupo de brasileiros a coordenadora do projeto no Peru Isabel Calle Valladares, da SPDA.
Em visita à Escola do Ministério Público, a diretora geral da instituição, Rocío Villanueva Flores, garantiu o apoio ao evento, cedendo seu auditório, que tem capacidade para 250 pessoas. Entre fevereiro de 2010 e março de 2011 serão realizados seminários nos outros cinco países que integram o projeto.
Silvia Marcuzzo
Assessora de Comunicação
Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos