Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

24/04/2009

Em SC, 3.500 pessoas estão desabrigadas após temporais


Mais de 3.500 pessoas ficaram desabrigadas com as fortes chuvas que atingem o litoral de SC. Em Florianópolis, bairros ficaram alagados e houve quedas de barreira ontem. Um homem de 47 anos morreu de infarto na cidade ao ajudar vizinhos.

O município com mais atingidos foi Governador Celso Ramos, com 2.000 desabrigados -a cidade tem 12 mil habitantes. Na capital do Estado -de 396 mil habitantes-, há cem desabrigados.

Florianópolis teve deslizamentos na BR-282, principal acesso à cidade, e na SC-401, que liga o centro do município a algumas das praias. A previsão é de mais chuva.

Em Itajaí, 45 pessoas ficaram desabrigadas. Há cinco meses, 135 pessoas morreram devido a deslizamentos e soterramentos no Estado. Ainda não foram registradas ocorrências graves no Vale do Itajaí, a região mais atingida pelas chuvas em 2008.

Amazonas

Cerca de 80% das escolas rurais de 28 municípios do Amazonas estão com as aulas suspensas em razão das cheias na bacia amazônica, segundo a Associação dos Municípios do Amazonas. Em toda a área rural estudam 400 mil alunos.

A previsão do Serviço Geológico do Brasil é que os rios continuem subindo até maio e junho, quando termina o inverno amazônico. Os rios Solimões e Negro sobem de dois a quatro centímetros por dia, causando inundações. Nas 62 cidades do Estado, em situação de emergência, 34 mil famílias foram atingidas pela cheia.

Fonte: Manchetes Socioambientais/Folha de S. Paulo


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.