Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

30/04/2009

Estudos aquecem negociação da ONU sobre clima


O pacote da revista "Nature" com estudos e comentários sobre o aquecimento global foi publicado no mesmo mês em que efetivamente começaram as negociações em torno das metas de redução de gases-estufa -numa reunião em Bonn, na Alemanha.

No final deste ano, na conferência do clima em Copenhague, deve ser fechado o acordo entre os países -porém, até agora, tem-se evitado colocar propostas na mesa.

Apesar de a maioria dos comentários de seus colegas cientistas na "Nature" serem pessimistas, Malte Meinshausen não mostra desânimo. Ele diz considerar que o custo econômico da redução das emissões pode ser moderado, e está longe do que custará a compensação pelos prejuízos provocados pelo aquecimento global.


1,5ºC

As pequenas nações-ilhas e os países menos desenvolvidos -que sofrerão mais com os desastres climáticos- passaram a defender um aumento máximo da temperatura de 1,5ºC na conferência do clima da Polônia, em dezembro. Meinshausen diz que o estudo começou há três anos e, por isso, utilizou 2ºC. Porém, afirma que uma próxima pesquisa usará 1,5ºC.

Fonte: Folha de S. Paulo


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.