Realização:

Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos

O Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, coordenado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde tem como meta fomentar o desenvolvimento de instrumentos regulatórios relacionados às mudanças climáticas nos países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica. LEIA MAIS

notícias
 IMPRIMIR
 GERAR PDF
 ENVIAR PARA AMIGO
Seu nome:    Seu e-mail:    E-mail do amigo:   

06/05/2009

Estados e municípios discutirão clima rumo a Copenhague


Estados e municípios brasileiros associados ao ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade discutirão no dia 18 de maio em Brasília uma estratégia comum para levar suas contribuições às negociações internacionais sobre as mudanças climáticas na Conferência do Clima das Nações Unidas em Copenhague (COP 15), em dezembro próximo. Alguns representantes dos governos estaduais e municipais farão parte da delegação brasileira que participará dos debates no evento da ONU com o objetivo de aprovar um novo acordo internacional que substituirá o Protocolo de Quioto, cuja primeira fase expira em 2012. O evento será realizado de 8h às 18:30h no hotel Brasília Alvorada.

O encontro nacional Políticas Públicas pelo Clima: Rumo a Copenhague 2009 pretende reunir os principais atores sociais relevantes para conhecer o estado atual das negociações sobre clima, as ações em curso no combate ao aquecimento global e as experiências para reduzir as emissões de gases de efeito estufa nos governos locais.

O evento reunirá tomadores de decisão e técnicos graduados do governo federal, dos estados e dos municípios que estão liderando as ações de combate ao aquecimento global no Brasil. Entre os destaques, estão os governos de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia.

Vários municípios brasileiros também implementam iniciativas e programas de prevenção e controle aos efeitos das mudanças climáticas. São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), e Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Betim (MG), Volta Redonda (RJ), e Palmas (TO) destacam-se no enfrentamento das questões climáticas. Esses municípios integram a rede latino-americana de Cidades pela Proteção do Clima. “Precisamos levar este debate ao maior número de prefeitos”, afirmou o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, ao aceitar o convite do Iclei para participar do seminário.

Para o presidente da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Clarismino Luiz Pereira Júnior, os municípios brasileiros já estão assumindo seus compromissos na redução das emissões de gases do efeito estufa e implementando ações para prevenir e combater os efeitos das mudanças climáticas.

Construções Sustentáveis

O encontro faz parte da I Jornada Brasileira sobre Mudanças Climáticas e Consumo Sustentável que terá como parte da programação, no dia 19 de maio, o Seminário Internacional Construções Sustentáveis para uma Nova Economia. Destinado à cadeia produtiva do o setor de construção civil, o seminário servirá para discussões relacionadas às construções sustentáveis, um tema que começa a ganhar consistência junto a governos locais no Brasil com o apoio dos projetos desenvolvidos pelo ICLEI, no contexto atual de transição de modelo econômico.

O ICLEI realizará ainda, no dia 20, uma reunião de trabalho reservada sobre clima, consumo e construções sustentáveis

Fonte: CarbonoBrasil/ ICLEI


copyright@2008 - Planeta Verde
Este site tem a finalidade de difundir informações sobre direito e mudanças climáticas. Nesse sentido, as opiniões manifestadas não necessariamente refletem a posição do Instituto O Direito por Um Planeta Verde.