Em tempos de colapso hídrico, uma boa alternativa para a população brasileira é a captação e reutilização da água da chuva. É justamente isso o que propõe o ChoveChuva, um equipamento doméstico criado pela empresa brasileira Hidrologia, especializada em soluções para o tratamento de água, que filtra o recurso proveniente da chuva para sua reutilização.
O letor não requer nenhuma fonte de energia e pode ser facilmente conectado às calhas das residências. São quatro etapas de filtragem: separação de resíduos numa caixa; depois a água segue para um compartimento com pedras de calcário, que regulam sua acidez; seguida de adição de cloro para desinfectação e, no final, é feita a filtragem, que retira os materiais suspensos.
A água da chuva pode ser reaproveitada para a descarga em banheiros, lavagem das mãos, do quintal, de roupas e para regar plantas. A fabricante garante que a manutenção do sistema é simples, e que basta os usuários se atentarem ao filtro, que custa em torno de R$ 20, à retirada das folhas coletadas como resíduo e à troca de pastilhas de cloro.
O produto está à venda por cerca de R$ 780 no site da empresa, que também propõe projetos específicos para serem utilizados em prédios.
Veja um vídeo explicativo.
Veja a matéria no site da Eco D
Fonte: EcoD