O prazo de inscrições para o III Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva e do I Prêmio José Eduardo Ramos Rodrigues foi prorrogado para esta sexta-feira, dia 9 de maio. Os prêmios são promovidos pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde.
A premiação acontece durante a solenidade de abertura oficial do 19º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental, no dia 1º de junho, às 19h, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
O III Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva vai destacar, em sete categorias, ensaios acadêmicos inéditos nas temáticas de resíduos, saneamento básico e outras. Serão premiados 7 trabalhos, um para cada categoria: estudante de graduação; estudante de especialização; estudante de mestrado; estudante de doutorado; especialista; mestre; e, doutor. Os candidatos que receberem o primeiro lugar serão convidados a apresentar seus ensaios no dia 31 de maio de 2014, durante o Congresso Brasileiro de Direito Ambiental.
Já o I Prêmio José Eduardo Ramos Rodrigues, a condecoração leva o nome do advogado que faleceu em 2013, deixando um legado abrangente e qualificado na área do Direito Ambiental. O Prêmio vai destacar ensaios acadêmicos inéditos com a temática Direito Ambiental e Sua Interface com o Patrimônio Cultural. A iniciativa visa propiciar o amadurecimento do Direito Ambiental e fortalecer a pesquisa crítica com enfoque transdisciplinar.
Os primeiros classificados de ambos os prêmios terão seus ensaios publicados na Revista de Direito Ambiental (RT), ganharão certificado de premiação e uma placa comemorativa, além de receberem o valor de R$1.000,00. Para os classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares também vão ser concedidas a isenção do pagamento de taxas de associado do IDPV, a isenção de taxas de inscrição dos eventos do Congresso Brasileiro e Internacional de Direito Ambiental de 2014, certificado de classificado e a placa de premiação.
Fonte: Redação Planeta Verde