É com grande pesar que o Instituto O Direito por um Planeta Verde comunica o falecimento do professor, advogado, biólogo e diretor eleito Vladimir Garcia Magalhães nesta quinta-feira, 31 de agosto. Nós, do IDPV, prestamos as nossas homenagens não somente ao grande jurista e profissional, mas também pela pessoa dinâmica, colega e amiga.
Mesmo jovem, Vladimir Gracia Magalhães atou em diversas áreas como Ecologia e Meio Ambiente, Engenharia Genética, Biotecnologia e Direito, com ênfase em Direito Ambiental, trabalhando, principalmente, com os temas: direito ambiental e o mar, biotecnologia; sóciobiodiversidade; direito ambiental internacional; direito de propriedade.
Formado em biologia e direito na USP, universidade em que também concluiu seu mestrado e doutorado pela Faculdade de Direito. Era professor da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) nos programas de mestrado em Direito e de doutorado em Direito Ambiental Internacional, e nas graduações em Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental e Direito, além de ter sido professor visitante da Environmental Law Institute em Washington DC, Estados Unidos.
O jurista e biólogo atuou como analista ambiental na Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), foi Assessor Executivo do Programa Estadual para Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade (Probio/SP) da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e representante da UNISANTOS, como suplente, do Conselho Gestor da APA Marinha do Litoral Centro do Estado de São Paulo para o Biênio 2013/2014.
Era membro de diversas associações como da Research Committee da IUCN Academy of Environmental Law, da Academia Transdisciplinaria del Ambiente (ATINA), do Instituto Planeta Verde e do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP). Foi um dos fundadores da Academia Latino-Americana de Direito Ambiental (ALADA). Atualmente era presidente da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil (APRODAB).
Fonte: Planeta Verde