A defesa do Patrimônio Cultural é o tema do VI Encontro Ministério Público na Defesa do Patrimônio Cultural que acontece entre os dias 12 e 14 de novembro em Porto Alegre. O evento tem início na quarta feira às 19h com uma homenagem a José Eduardo de Ramos Rodrigues e segue com a apresentação da palestra magna “Cidade, Sustentabilidade, Patrimônio e consciência da totalidade”, conduzida pelo pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) Eduardo Yázigi . O primeiro dia será fechado com olançamento de obras jurídicas e uma confraternização.
Na quinta, dia 13, os painéis tem início às 9h. O primeiro deles irá trazer experiências da Atuação do Ministério Público na valorização do Patrimônio Cultural nos estados da Bahia, Santa Catarina e Maranhão, e também as ações do Ministério Público Federal.
Já o segundo painel, que tem início às 13h30, tratará sobre o Patrimônio Cultural e as cidades. Serão discutidas as suas influências na paisagem urbana e a evolução das ambiências urbanas e Patrimônio Cultural. Ainda na terça-feira, o painel III discutirá os aspectos negligenciados na proteção e valorização do Patrimônio Cultural através dos temas proteção da arte funerária, paleontologia e geodiversidade, experiências do Ministério Público no Estado do Rio Grande do Sul na proteção e valorização do Patrimônio Arquivístico e a água como Patrimônio Cultural e as possibilidades de atuação do Ministério Público.
Para encerrar o evento, no dia 14, sexta-feira, haverão dois últimos painéis. o da manhã tem como tema a gestão de bens culturais- recuperação dos prédios históricos da UFRGS, tombamento como instrumento de gestão, unidades de conservação, estatuto da cidade, além de dos exemplos da vila de Paranabicaíba e São Luiz do Paraitinga. À tarde, o segundo painel do dia será sobre patrimônio cultural como alternativa econômica- o tombamento em Jaguarão e suas repercurssões, itinerários culturais, turismo arqueológico e revitalização dos centros históricos.
Está programado ainda produção de uma carta conclusiva sobre o encontro.
Mais informações: http://www.abrampa.org.br