Nesta edição do 11º Congresso de Estudantes de Direito Ambiental o Instituto O Direito por Um Planeta Verde irá inovar com a criação do Prêmio Jualiana Santili para a melhor tese de graduação.
*Por deliberação da Comissão Organizadora, não participarão deste prêmio os trabalhos apresentados em coautoria com Estudantes de Pós-graduação, orientadores ou profissionais.
O vencedor irá receber uma condecoração e um certificado, uma homenagem a um dos grandes nomes do Direito Ambiental: Juliana Santili, falecida em novembro do ano passado.
Promotora de Justiça, Professora e Diretora eleita do IDPV Juliana Santillin trouxe grandes contribuições para o direito ambiental brasileiro. Atuou nas áreas de meio ambiente, patrimônio cultural, direitos humanos, criminal e consumidor. Doutora em Direito Socioambiental pela PUC-PR e com experiência nas áreas de biodiversidade, agrobiodiversidade, sociodiversidade, minorias étnicas e sociais, Juliana era professora e sócia do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e sócia-fundadora do Instituto Socioambiental (ISA).
Também foi autoras de diversas obras como “Socioambientalismo e novos direitos: proteção jurídica à diversidade biológica e cultural”, “Agrobiodiversidade e direitos dos agricultores” e “Agrobiodiversity and the Law: regulating genetic resources, food security and cultural diversity”.
É com grande honra que o IDPV presta esta homenagem, apostando que a paixão e o talento de Santili também se reflita na nova geração de estudantes de graduação em Direito Ambiental.