APRESENTAÇÃO DOS VENCEDORES DO VII PRÊMIO JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA
*Os candidatos que ficarem em primeiro lugar deverão apresentar seus ensaios no dia 26 de maio de 2018, a partir das 17h30min, sob pena de não receberem a premiação constante no Edital do Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva 2018.
I- CATEGORIA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO
1º PAULA MÁXIMO DE BARROS PINTO.Os direitos originários dos povos indígenas e as implicações da inscrição de suas terras no Cadastro Ambiental Rural (CAR)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
2º ANA CRISTINA CARVALHO PEREIRA.A vida brota das águas: sobre as lutas e a resistência na bacia hidrográfica do rio Corrente.
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
3ª DALVANA SPIECKER. O princípio do poluidor-pagador e os agrotóxicos: novas perspectivas a partir da ADI 5553.
Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC)
II- CATEGORIA ESTUDANTES DE ESPECIALIZAÇÃO
1º JULIANA CHERMONT PESSOA LOPES.Os Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) no Código Florestal de 2012 e a descaracterização dos espaços territoriais especialmente protegidos
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
2º FERNANDA BRAGA MODESTO FERNANDES. A responsabilidade civil ambiental dos armadores por derramamento por óleo em águas brasileiras.
Instituto Navigare
3º RODRIGO TISSOT DE SOUZA.Responsabilidade civil ambiental a partir da análise econômica do direito: o dano moral (extrapatrimonial) coletivo como instrumento de concretização da prevenção dos danos e melhoria da tutela ambiental.
Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP)
III- CATEGORIA ESPECIALISTAS
1º HUMBERTO FILPI.A responsabilidade ambiental do consumidor: o direito e o dever fundamentais de participação na gestão dos impactos ambientais sob o marco do Estado de Direito Ecológico.
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
IV- CATEGORIA ESTUDANTES DE MESTRADO
1º HEIDI MICHALSKI RIBEIRO. Demarcação de terras indígenas e a preservação da natureza no Estado de Direito Ecológico: um casamento de interesses.
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
2º LUIZA GASPAR FEIO.O IPTU verde e a construção da cidade sustentável.
Universidade Federal do Pará (UFPA)
3º FÁBIO TAKESHI ISHISAKI.O licenciamento ambiental brasileiro e os direitos da natureza: inconstitucionalidades e retrocessos das propostas legislativas em discussão.
Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP)
V- CATEGORIA MESTRES
1º LEONARDO MATTOSO SACILOTTO.O direito no deslinde das crises socioambientais: a judicialização da crise hídrica no estado de São Paulo em 2013-2016.
Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP-USP)
2º LEATRICE FARACO DAROS.O ecocídio como uma expressão da responsabilidade penal ambiental: a proteção da natureza pela promoção da justiça ecológica.
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
3º ELAINE APARECIDA RODRIGUES.As florestas paulistas esquecidas: uma contribuição às políticas florestal e de conservação ambiental brasileiras.
Universidade de São Paulo - IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares)
VI - CATEGORIA ESTUDANTES DE DOUTORADO
1º MARIANA BARBOSA CIRNE. Vetos em projetos de lei ambientais: desvelando um Poder Executivo desenvolvimentista e indiferente à Constituição Ecológica
Universidade de Brasília (UnB)
2º RUAN DIDIER BRUZACA.Resistências de comunidades tradicionais ao agronegócio enquanto forma de efetivação de direitos: análise do cenário do Baixo Parnaíba maranhense.
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
3º CATHERINE REBOUÇAS MOTA.Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e participação do setor privado no impacto das mudanças climáticas.
Universidade Federal do Ceará (UFC)
VII- CATEGORIA DOUTORES
1º GISELLE MARGARETH PILLA BLANKENSTEIN.Descarte de Medicamentos Industrializados para Uso Humano na Cidade de São Paulo.
Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP)
2º CAROLINE VIEIRA RUSCHEL.As constelações familiares aplicadas ao direito ambiental: uma alternativa transdisciplinar após 30 anos da Constituição Ecológica.
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
3º ANA LUIZA GARCIA CAMPOS.Políticas Públicas Ambientais e participação: o papel do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP)
Fonte: Instituto O Direito por um Planeta Verde