Sobre o Painel “Justiça Ecológica no Antropoceno”:
A preocupação com a crise ecológico-climática do Antropoceno exige do Direito o enfrentamento de diferentes questões ensejando pleitos em torno de temas novos como a Justiça Climática, o Geodireito e os Direitos da Natureza. É preciso empreender esforços na compreensão e aperfeiçoamento de medidas que contribuam para uma Justiça Ecológica e fomentar um debate dialógico e plural a respeito.
A América Latina é um dos palcos centrais dessas mudanças pondo em relevo as diferentes perspectivas que envolvem a proteção da vida e da biodiversidade. O e-book Geodireito, Justiça Climática e Ecológica: perspectivas para a América Latina, de iniciativa do Grupo de pesquisa Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco – GPDA/UFSC, resulta desse espírito investigativo inovador e comprometido com as questões ecológico-planetárias que mais afligem a humanidade neste início de século.
Nesse sentido, o Painel “Justiça Ecológica no Antropoceno” trará para o debate mediado pela Dra. Patrícia Bianchi os seguintes pesquisadores e temas: Dra. Tônia A. Horbatiuk Dutra - Justiça, Direito e Ecologia: os desafios ético-jurídico-políticos do Antropoceno; Dr. Efendy E. Maldonado Bravo - Panorama da Litigância Climática no Rio Grande do Sul; MSc. Humberto Filpi - Litigância Climática o Direitos da Natureza: contribuições da América Latina; e MSc. Luiz Fernando R. Borges - Sistemas de Informação Geográfica (SIGs) e investigação ambiental criminal, para o qual estão todos convidados.
Baixe o E-Book aqui